Passa o corretivo: dicas para disfarçar imperfeições do rosto

Nem sempre os cuidados diários e os tratamentos específicos são suficientes para se ter uma pele perfeita. 
Sabe aquelas malditas olheiras que chamam a atenção e denotam um olhar caído e rosto cansado? 
E aquelas tantas manchas e cicatrizes que insistem em fazer morada no nosso rosto? E até mesmo as temidas espinhas que surgem de repente? 

Pois é, quando menos se espera surge um "defeitinho" pronto para detonar a nossa imagem. Mas calma, nem tudo está perdido! Com um bom corretivo e um pouco de paciência  dá, sim para disfarçar o problema. Aliás, o corretivo é um grande aliado para camuflar imperfeições.

Observe na simulação quadro abaixo como o corretivo age na correção de olheiras:
Na sequência de cima para baixo: foto sem nada,  aplicando corretivo 
e resultado  finalizado com base e pó.

Passo a passo:
1 - Passe uma fina camada de base por todo o rosto utilizando um pincel específico.
2 - Para  não errar na dose, quando for usar o corretivo, coloque alguns pontinhos do produto sobre as olheiras.
3 - Espalhe o corretivo com um pincel específico (achatado, fino e menor que o de base) ou com a ponta de um dedo, dando pequenas batidinhas, bem de leves, até o canto externo do olho.
5 - Depois passe mais um pouco de corretivo no centro da olheira e espalhe até a extremidade, para cobrir bem toda a região e deixar a pele com uma cor uniforme.
6 - Termine aplicando o corretivo e base em partes do rosto que necessitam de correção, como machinhas e sinais, finalize o pó em todo o rosto. Use um pincel mais largo e arredondado e faça movimentos suaves de vaivém para que a camada de pó fique bem fina.
Dicas básicas:
- O melhor corretivo para olheiras é o cremoso, que espalha melhor e garante uma boa cobertura. O líquido é mais leve, não vai esconder  toda a olheira e o corretivo mais duro pode dar uma aparência craquelada na região.
- A cor ideal deve ser no máximo um tom mais claro que a cor da sua pele. A escolha certa só acontece por tentativa e erro, então prepare um espelhinho para os testes: basta prestar atenção e ver se seu rosto ficou iluminado ou se você ficou com duas bolas brancas em volta dos olhos.
- Se a causa das suas olheiras é cansaço e falta de dormir, uma boa noite de sono resolve. Se é genética… só a maquiagem mesmo!
Essencial para cobrir manchas, espinhas e olheiras, o corretivo é o maior aliado na horta de corrigir imperfeições e uniformizar a pele.  Conheça todas as opções disponíveis e não fique sem o seu!

. Líquido: disfarça bem as linhas médias , é o mais indicado para a região dos olhos - seu efeito é mais leve, cobre naturalmente as olheiras e cravos. 

. Cremoso: por ter de textura espessa é ótimo para cobrir grandes áreas do rosto, é o mais usado para esconder olheiras e manchas mais escuras. Fica melhor em peles seca e mistas.

. Bastão: fáceis de aplicar, os produtos em bastão cobrem bem as cicatrizes de acnes e é mais indicado para quem tem pele oleosa. É bom evitar este tipo de corretivo nas olheiras - por que sua textura mais grossa acaba acumulando nas dobrinhas.

. Lápis ou caneta: é o melhor para esconder espinhas e pequenas manchas e lesões. Pode ainda ser aplicado em baixo das sobrancelhas e no canto interno dos olhos. Os que possui ácido salicílico na formula ainda funcionam como secativos para acne. Evite espalhar em grandes áreas do rosto para o efeito não ficar artificial.

. Mineral: é um pó feito com minerais extraídos da natureza, a textura é muito leve e o resultado é bem natural, não acumula nos vincos da pele. É ideal para peles mista, oleosa e sensíveis.

Dica 1:  Para acertar o tom, o primeiro passo, é escolher uma tonalidade que se aproxime da sua cor de pele. Quanto mais semelhantes forem o corretivo e a pele, mais natural será o resultado. O ideal é aquele que deixa um aspecto iluminado e uniforme, use o corretivo também na pálpebra móvel, para nivelar os tons em torno dos olhos e destacar melhor as cores da sombras que usar..  prefira aplicar o corretivo com um pincel específico, que deve ser achatado, fino e menor que o usado para base.

O corretivo deve ser usado antes ou depois da base?
Não existe uma ordem correta, o corretivo vai ser usado para esconder olheiras e outras imperfeições, então isso vai depender da necessidade de cada um.  A dica é:

* se a pele tem poucas imperfeições - manchinhas superficiais e sinais leves, não precisa de muitas correções, deve passar primeiro a base e depois o corretivo. 

*  se a pele tem muitas imperfeições - manchas, acne e olheiras mais fortes, vai precisar de mais correções, então deve fazer o contrário – passar primeiro o corretivo, depois a base.

Corretivos coloridos:
No caso de imperfeições mais graves como, olheiras profundas, cicatrizes e hematomas, vale investir em corretivos coloridos.

Há uma cor para cada problema e efeito diferente, vamos conferir?
* Verde: neutraliza o vermelho,  como manchas de espinhas , cicatrizes e vasinhos.

* Amarelo: neutraliza a cor roxa, como olheiras e hematomas.

* Alaranjado:  neutraliza os tons arroxeados e azulados, como as olheiras mais profundas.

* Lilás: neutraliza a cor marrom, como olheiras amarronzadas, manchas de gravidez e de sol.

* Vermelho: neutraliza a cor branca ou manchas mais claras que o tom da pele, como o vitiligo.
Obs.  Os corretivos coloridos servem para neutralizar a pele, mas para utilizar as cores sem erros, é importante testar os tons diretamente nas manchas para observar o resultado. Lembrando que após o uso dos tons coloridos deve-se aplicar por cima outro corretivo do mesmo tom da pele e em seguida aplicar a base e finalizar com uma camada de pó. Seguindo esses passos a pele ficará uniforme e aparentemente perfeita.

Este é o "Rito" de hoje, espero que gostem...
Até mais!

8 comentários:

  1. Qual corretivo vc usa? Quero tentar esconder as malditas manchas de espinhas que me incomodam muito. Amei as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érica,
      na verdade ainda estou na busca de um corretivo pra chamar de meu, rsrsrs! Já experimentei "quem disse, berenice? Natura Aquarela e Avon, mas ainda não tenho uma opinião formada, preciso experimentar outras marcas e texturas para dar meu veredito, ok!? Olha flor, é sempre bom testar os produtos para observar qual se adapta melhor a sua pele, faça o teste e certamente escolherá o melhor para você. Beijos...

      Excluir
  2. Oi, meu nome é Patrícia, as sobrancelhas das primeiras fotos são lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paty, obrigada pelo elogio e pela visita também, querida!
      Você não faz ideia do trabalho que tenho diariamente para deixar minhas sobrancelhas assim, é que elas são tão falhadas que preciso preenchê-las com lápis, hahaha.

      Excluir
  3. Ai, é tão difícil ter uma pele perfeita sem make, né!?! Trabalhoso!! hahaha.
    Principalmente pra nossa rotina corrida!!
    O corretivo virou fator indispensável pra mim!! rs
    Adorei as dicas do corretivo colorido, pq, costumo só usar o habitual!

    Beeeeeeeeeeeeijos
    www.experteza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Camila!
      Comecei a usar o corretivo amarelo recentemente para camuflar algumas marcas de acne que insistem em permanecer nas maças do rosto, ninguém merece! Mas, tenho gostado bastante do resultado e já quero uma paleta completa de corretivos, exagerada né?! rsrsrs
      Nós mulheres, precisamos cuidar de tudo e de todos, não esquecendo de nós mesmos. 1001 utilidades... beijos, flor!

      Excluir
  4. Lindissima vc! amei essa foto, a maquiagem ficou ótima e bem natural!
    www.belezacompensa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que gentil, obrigada Glaucia.
      Beijos flor!

      www.ritofeminino.blogspot.com

      Excluir