Dicas de maquiagem para pele oleosa

Quem tem pele oleosa como eu, sabe o quanto é difícil conseguir um bom resultado na maquiagem, principalmente nas estações mais quentes do ano. Na região onde moro, então, o sol brilha intensamente quase o ano inteiro e por incrível que pareça, até em dias chuvosos o calor predomina. Resultado, a oleosidade da pele daria para "fritar um ovo", mas!!!
O mercado tem investido bastante em produtos específicos para esse tipo de pele e ainda podemos contar com um passo a passo específico para quem tem pele oleosa. E o que fazer para o make durar mais?  Confira logo abaixo!

Para que a maquiagem tenha um bom resultado e dure por mais tempo, é preciso  seguir alguns passos que são indispensáveis para reduzir a oleosidade. Lavar, tonificar e hidratar, respectivamente:
1- Lavar o rosto com sabonete específico para pele oleosa e enxaguar com água fria para fechar os poros. Esse passo é muito importante, já que a pele limpa facilita a fixação dos produtos na pele.
2- Usar um tônico facial ajuda a eliminar aqueles resíduos que o sabonete e a água não conseguiram eliminar, e ainda deixa a pele pronta para receber hidratação.
3- A pele oleosa também precisa de hidratação, mas nesse caso, os produtos mais apropriados devem ser em gel, que não vai dar um aspecto melecado ao rosto e ainda assim vai hidratá-lo da forma correta. 


Após lavar, tonificar e hidratar, certamente, a pele já esta mais "sequinha", então este o  o momento de iniciar a maquiagem com os produtos específicos, que vão manter a oleosidade controlada:

1- O primeiro a ser utilizado é a pré-base, mais conhecido como Primer deve ser aplicado no rosto antes de qualquer maquiagem, pois contém minerais que ajudam a amenizar visivelmente as linhas de expressão, isso quer dizer, que dá aquela "esticadinha" nas rugas, deixando a pele lisinha. 

 Quem tem pele oleosa deve optar pelo o primer em gel,  ele ajuda a controlar a oleosidade, proporciona melhor fixação, prolongando e potencializando o efeito da maquiagem na pele.

2- Algumas pessoas evitam o usa da base devido a oleosidade excessiva da pele, e acabam pulando essa etapa tão importante para uma boa maquiagem. Na verdade, mesmo em uma pele oleosa, é possível sim usar bases e corretivos para dar aquela corrigida e uniformidade ao rosto.  O segredo é escolher um produto que não tenha óleo em sua composição, geralmente a informação é indicada na  frente da embalagem " Oil-free", "livre de óleos", "matte ou " sem brilho". As texturas mais indicadas são bastão, mousse e líquida. Sim, você pode usar base líquida. O segredo é espalhar muito bem pelo rosto todo, dando leves batidinhas na pele. Só não pode exagerar na quantidade, ok?! 


3- O Para esconder aquelas manchinhas e as indesejáveis olheiras, o ideal é usar um bom corretivo, o mais indicado para pele oleosa deve ser em bastão, com uma textura mais seca, para não acumular nas linha finas. É preciso escolher a cor certa para cada função e apostar nos corretivos bastão, que são mais "secos"
4- Para não errar na hora de passar o pó facial, escolha um produto no estilo mineral e aplique com pincel, pois esponja acaba ajudando a pele a ficar mais oleosa.

5- Quem tem pele oleosa deve usar blush sempre em pó e aplicar com o pincel, nunca use as versões cremosas ou líquidas por que aumentam a oleosidade da pele.
6- #FicaDica1: Nos olhos prefira usar sombras bem compactas e sequinhas, que duram mais. Fuja de sombras em creme ou líquidas, elas derretem e acumulam na linhas das pálpebras.
7- #FicaDica2: Os delineadores devem ser à prova d’água, eles fixam melhor nos olhos, enquanto os tradicionais derretem, escorrem e mancham a região.


8- #FicaDica3: Os lábios devem estar muito bem hidratados. O batom ou gloss fica a critério de quem usa, depende do gosto de cada um. No entanto, se seus lábios têm propensão ao ressecamento, prefira batons mais hidratantes.

Obs: Antes da maquiagem use um filtro solar com pelo menos o fator 30, prefira os de efeito matte - livres de óleo. Use também FPS nos produtos de maquiagem, e reaplique o pó no rosto no decorrer do dia, se for necessário.


Eu já estou adotado essas dicas e até já falei com a minha Dermatologista, afinal, depois dos "trinta ", o cuidados devem ser redobrados - "tô veia" hahaha. 

Espero que o Rito de hoje, tenha sido útil para quem também sofre com a oleosidade facial. Se cuida...

Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário